Auto Escola: Primeira Habilitação Como Fazer

Auto Escola primeira habilitação como fazer, quais os valores, dicas para passar nas provas e muito mais aqui nesse artigo, siga comigo!

Praticamente todos os brasileiros sonham por muito tempo, conseguir realizar o desejo de tirar a primeira habilitação.

A famosa CNH (Carteira Nacional de Habilitação), um importante documento que permite ao cidadão ter o direito de poder conduzir.

Além é claro que tem sido o ítem mais desejado por todas as pessoas, em especial aquelas que buscam por sua liberdade e sem falar na praticidade que é proporcionada por ela.

Diante de tantas possibilidades, vemos que muitos jovens aguardam com ansiedade a chegada dos 18 anos, almejando poder, finalmente, tirar sua carteira de motorista.

Primeira Habilitação e tudo sobre Auto Escola saiba tudo aqui

Com certeza se você chegou até aqui, se encontra lendo este texto pode sim fazer parte desse grupo de pessoas! Deseja tirar a sua primeira habilitação? Tem interesse em saber como funciona todo esse processo?

Compreendendo que a sua resposta para todas as questões acima seja sim, então continue lendo este artigo, pois foi criado exclusivamente para você!

Nessa leitura, você irá encontrar praticamente tudo o que necessita afim de saber sobre todo o processo de sua primeira habilitação. Desde os procedimentos básicos feitos em uma Auto Escola, até o exame final no Detran.

Vamos dar dicas e explicar todo o passo a passo de como tirar a carteira, qual o valor de custo, além de muito mais para obter o documento, saiba ainda quanto tempo leva para a sua CNH chegar a sua mão.

Afinal Como Fazer para Tirar a Primeira Habilitação?

Bom para iniciar esse papo, irei começar explicando diretamente sobre como tirar a primeira habilitação, imagino que possa ser a sua principal dúvida.

Logo de inicio vou lhe dar uma ótima notícia, sobre o processo de obtenção da 1ª CNH que está longe de ser algo complicado, sendo apenas algumas etapas de fácil entendimento.

Mas devemos ressaltar que a primeira habilitação nada mais é que uma permissão. Entender esse detalhe é primordial, pois antes da CNH definitiva, o condutor vai receber a conhecida PPD (Permissão Para Dirigir).

Lembrando que essa permissão é um documento provisório, ou seja, tem duração de 12 meses logo após a conclusão do processo. Então apenas depois desse breve período, em que o condutor vai poder fazer a solicitação do seu documento permanente.

Nesse sentido, precisamos alertar a todos em tomar certos cuidados de modo redobrado se for necessário no trânsito, afinal existem regras que estão estabelecidas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que rege sobre a troca da PPD pela CNH.

Auto Escola Primeira Habilitação Como Fazer
Auto Escola Primeira Habilitação Como Fazer

Qual é o órgão responsável para concessão da primeira habilitação?

Continuando sobre o assunto sobre às etapas que envolvem o processo de primeira habilitação, se faz necessário que tenha conhecimentos, afim de se preparar para o desafio e sair habilitado no final.

Sendo responsável por organizar os cursos da primeira habilitacação, o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) rege tudo que envolve esse tipo de atividade.

Lembrando que o curso é um ítem necessário para aqueles que ainda não são habilitados, desejando a permissão de conduzir veículos automotores e/ou elétricos.

Quem pode fazer o processo de primeira habilitação?

Para efetuar uma matricula é preciso que os interessados tenham mais de 18 anos de idade, ainda deve saber ler e escrever. Os documentos necessários são: CPF, RG e comprovante de residência.

VEJA TAMBÉM: Emprestimo Consignado Inss Online

Quando a pessoa já tenha em mãos essa documentação, precisará agora se dirigir até uma auto escola, ou CFC (Centro de Formação de Condutores) que pode ser de acordo com sua preferência e dar abertura ao processo.

Ao apresentar tais documentos pode imediatamente fazer a emissão da guia para a efetuar o pagamento das taxas, sendo que isso pode ser realizado ao DETRAN, sendo esse o órgão responsável por fazer todo o recolhimento dos valores pagos pelos futuros condutores.

Exames necessários para a primeira habilitação

Na sequencia vem a etapa para ser realizado o exame de aptidão física e mental, os quais são conhecidos por exames médicos. Nesse caso o candidato vai realizar alguns testes, por exemplo de visão, em seguida passa por psicotécnico.

Um detalhe bastante curioso e vale a pena ressaltar que apenas provissionais médicos e psicólogos, que sejam devidamente credenciados pelo DETRAN ficam autorizados para a aplicação dos testes nessa importante etapa do processo.

Aulas teóricas para primeira habilitação em uma Auto Escola

Ao conseguir a sua aprovação através desses testes, a pessoa já vai estar pronta para proceder ao início da fase de aulas teóricas na auto escola. Sendo no total 45 horas/aula no CFC, acompanhado de um instrutor teórico.

Nessa altura, o interessado vai adquirir todos os conhecimentos que se fazem necessários para a melhor condução de veículos, sendo esses de acordo com a legislação, incluindo os primeiros socorros, instrução de mecânica básica, relacionamento interpessoal, direção defensiva e meio ambiente e cidadania.

Ao conseguir concluir a carga horária, o futuro condutor já fez o curso teórico, ficando apto para passar pelo teste teórico. Nesse momento, é verificado o nível de aproveitamento do candidato.

A realização da prova é feita e aplicada pelo DETRAN, através dos diversos locais de aplicação. A soma geral do exame tem 30 questões, dessas se faz necessário um acerto de 21 para ser considerado aprovado.

Simulador de direção para primeira habilitação em uma Auto Escola

Logo após fazer essa prova, o futuro condutor deverá seguir indo a Auto Escola (CFC). Agora para o cumprimento da carga horária de aulas através do simulador de direção.

Ao todo são 5 horas/aula de simulador, onde o candidato deverá ser submetido a diversas situações, nas quais ele poderá enfrentar em sua prática como motorista no futuro.

Um dos principais objetivos dessa fase seria de submetê-lo a todas aquelas situações em que não seriam possíveis que fossem feitas nas aulas práticas, mas que podem vir a ocorrer em seu dia a dia, como dirigir em uma rodovia ou encarar uma aquaplanagem.

Em seguida ao finalizar o simulador de direção, esse futuro condutor já vai estar preparado para seguir na fase de aulas de prática veicular.

Certamente que esse é o momento mais aguardado pelos candidatos, pois é, finalmente, a hora de assumir o volante definitivamente de um veículo.

Nesse curso para tirar a primeira habilitação, a carga horária de aulas práticas pode variar, de acordo com a categoria pretendida pelo futuro condutor que vai estar habilitado.

Ao fazer essas aulas práticas, os alunos recebem total atenção de um instrutor prático, onde o mesmo vai ensinar todas as noções básicas de direção. Sendo que é considerado um dos momentos mais temidos pelos candidatos, a temida baliza.

Agendamento do exame prático de direção junto ao Detran

Finalizado o curso prático, agora chegou a hora de agendar a data do exame prático de direção. Sendo muito importante que esteja no local e hora marcados e não se atrasar para fazer a prova.

Esse exame é feito acompanhado de um avaliador do DETRAN. Isso porque não é o próprio instrutor da Auto Escola (CFC), que faz a avaliação prática do seu aluno.

Sendo que esse exame prático se torna a última fase do processo. Sendo o candidato reprovado, o futuro condutor tem o direito de marcar uma nova prova após a passagem de alguns dias. Sendo necessário, é possível marcar mais aulas antes de fazer um novo exame.

Ao ser finalmente aprovado, deve retornar a Auto Escola (CFC) para solicitar que seja feita a emissão do documento de habilitação, mediante pagamento de taxa determinada pelo DETRAN.

Veja Também: Leilão de motos tomadas pelo banco como funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *