Autoescola: Dicas para primeira habilitação

Autoescola dicas para primeira habilitação que vão lhe ajudar muito, se está pensando em iniciar o processo para tirar a carteira de motorista!

Então, meu conselho é que não deixe de ler nosso artigo até o fim, antes de tomar a decisão de fazer a sua matricula em um curso de formação de condutores, Autoescola.

Preparamos com todo cuidado esse guia compleo, sobre o processo da primeira habilitação. Como diz o ditado que “a primeira vez a ninguém jamais esquece”.

No decorrer de sua leitura aqui, você vai descobrir como iniciar de maneira correta e acompanhar todo o processo de habilitação.

Iremos ainda apresentar quais os requisitos para tirar sua CNH, a Carteira Nacional de Habilitação.

Vamos lhe mostrar tudo a respeito de como descobrir sobre as categorias previstas no processo de CNH, além das exigências necessárias para receber sua permissão para dirigir.

Acompanhe na sequencia todos os passos sobre o andamento da CNH, entenda como ainda como fazer para consultar o seu processo de habilitação.

Primeiramente quando se pensa em guiar um carro, deve estudar muito, afinal a prova teórica pode atrasar o seu sonho se não tiver preparado!

Com certeza deve estar bem ansioso para conhecer tudo sobre a sua primeira CNH, então, siga em frente com a leitura!

Autoescola: Como funciona o Processo de Habilitação no Brasil

Para entender o funcionamento do processo de habilitação no Brasil, deve saber que o mesmo é composto por diversas etapas, ambas bem diferentes. Em cada uma delas, encontramos várias obrigações a cumprir como candidato.

LEIA AINDA: Leilão Santander motos de baixa quilometragem

Lembre-se sempre que antes de iniciar o processo precisa ter 18 anos completos no dia de entrada em uma Auto Escola, (CFC), o Centro de Formação de Condutores.

Qual a duração do processo de habilitação

A duração de todo o processo para ter a primeira carteira de motorista, gira em torno de 3 a 4 meses, sendo que existe o prazo máximo de um ano.

Esgotando esse período, o solicitante terá que reiniciar todo o procedimento.

Então o primeiro passo para efetivar e dar entrada na solicitação da sua carteira de motorista, implica que o solicitante esteja dentro dos requisitos necessários que a lei determina.

Sendo esses abaixo relacionados, confira:

  • Pessoa deve ser penalmente atribuível: legalmente, significa ter plena capacidade de entender os seus atos, quando esses envolvam crimes. No Brasil, um indivíduo passa a ter essa característica ao completar a idade de 18 anos (daí a necessidade de ser maior de idade para dar entrada no processo de habilitação).
  • Precisa saber ler e escrever
  • Possuir carteira de identidade e CPF.

Quando cumpra com todos esses requisitos que exige a lei, para se qualificar ao inicio do procedimento de obtenção da CNH, a pessoa interessada tem então que se dirigir a uma Auto Escola (CFC).

1. Encaminhamento na Autoescola – CFC

A Auto Escola que agora também conhecida por CFC, se torna o representante do Detran diante desse tipo de processo na habilitação de condutores.

Então, para inicio de conversa deverá fazer a escolha pela Auto Escola de sua confiança e que esteja esse CFC credenciado pelo Detran.

VEJA TAMBÉM: Como aumentar meu limite do Cartão de Credito Santander Free

Sendo que a próxima etapa seria de encaminhar o seu processo, fazendo a entrega completa dos documentos necessários, sendo esses: RG, CPF e comprovante de residência – Detalhe que sejam todos com original e cópia.

Diante disso então o candidato vai efetuar o pagamento das taxas de serviço.

Observação; Todos os valores podem ter uma variação, conforme o estado da Federação. As vezes até mesmo dentro da própria cidade onde vive é possível haver preços diferentes, como explica a reportagem do R7.

2. Escolha da categoria de sua habilitação

Quando você efetiva a matricula em uma Auto Escola (CFC), se faz necessário que defina qual será a categoria de habilitação escolhida.

3. Necessidade de fazer exames médico e psicotécnico

Esse é um procedimento que deve ser feito, mesmo antes de iniciar o curso de motorista, onde o candidato deve passar por diversos exames sendo esses médico e psicológico, que são agendados por sua Autoescola.

Autoescola_ Dicas para primeira habilitação

Ao conseguir a aprovação nessa fase, poderá iniciar à parte “prática”, se assim podemos dizer, ao processo de habilitação.

4. Aulas e prova teórica

Quando tiver concretizado a sua matricula, então o aluno já pode dar início às aulas teóricas na Autoescola.

Esse curso possui em sua totalidade uma carga horária de 45 horas, divididas da seguinte forma:

Ao conseguir completar toda essa carga horária técnica-teórica, então o candidato vai solicitar junto à sua autoescola, um agendamento de prova teórica, a qual vai ser realizada na própria unidade ou em outro local indicado pelo Detran.

Se ocorrer de ser reprovado, então o aluno vai dispor de 15 dias de espera, para solicitar um novamente um teste, devendo pagar as taxas de reagendamento.

Se for aprovado nessa prova teórica, também tem que voltar a autoescola afim de dar início às aulas práticas.

5. Aulas e prova prática de condução

O futuro condutor bem antes de pegar no guidom da moto ou no volante do carro, tem que conhecer todas as cargas horárias e práticas solicitadas.

Categoria A (moto): 20 horas/aula práticas, sendo 20% (4 horas) no período noturno (após às 18h).

Categoria B (carro): 25 horas/aula práticas, sendo 20% (5 horas) no período noturno (após às 18h).

Categoria AB (moto e carro): 45/horas aula, sendo 20% (9 horas) no período noturno (após às 18h).

Ao completar toda essa carga horária prática solicitada, então irá se encaminhar para que seja feita a realização da prova de direção.

Essa é a última etapa para obtenção de sua carteira de motorista.

Caso o aluno seja reprovado na prova prática, deve solicitar um novo teste junto à sua autoescola.

Caso seja aprovado, deve aguardar esperar pelo prazo previamente informado para retirar sua primeira habilitação no próprio CFC onde estudou.

Veja Também: Autoescola: Primeira Habilitação Como Fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *