Bike Fit: o que é, onde fazer e benefícios da técnica

Bike Fit é uma tecnica que começou a ser promovida no Brasil no início da década, que inclui ajustar a bicicleta de acordo com as medidas, capacidade e exigências do ciclista.

Afinal, quem nunca sentiu desconforto ao andar de bicicleta, mesmo ajustando o selim? Ou, para quem participou da competição, você já pensou que, se não fosse por dores nas costas ou dormência nos pés, você teria um desempenho melhor em determinada situação?

Esses problemas são comuns mesmo se você comprar uma bicicleta adequada para o uso ou esporte e do tamanho certo. Mas, aplicando-se a todos os tipos de bicicletas (de mountain bikes a bicicletas em comunidades urbanas), todas essas situações podem ser evitadas.

Não pense que este é um serviço adequado apenas para atletas profissionais ou amadores. Também é bom para os ciclistas que andam de bicicleta para lazer ou como meio de transporte na cidade.

Bike Fit: principais benefícios dessa técnica

  • Significativa melhora de desempenho;
  • Muito mais conforto ao pedalar;
  • Ajuda na redução de dores e lesões resultantes da pedalada.

O ciclista fitness profissional Gustavo Vieira, obteve a certificação de quatro níveis da International Cycling Fitness Association e explicou que o serviço é adequado para todos os tipos de ciclistas, desde desportistas a desportistas profissionais.

bike fit beneficios da tecnica dicas importantes

Também atua como fisioterapeuta, Gustavo disse que essa ideia contribui para que a pessoa possa usar o máximo de equipamentos e corpo possível sem os sintomas comuns de pisar incorreto.

Bike fit é adequado para qualquer ciclista que pretenda melhorar o conforto e o desempenho e reduzir o risco de lesões e dores. O ajuste é totalmente personalizado, levando em consideração a avaliação física da pessoa e a padronização de cada ajuste da bicicleta. Por exemplo, a altura da mala do ciclista para bicicletas de montanha e de estrada é diferente.

Explica Vieira

Educador profissional de condicionamento físico e educação física com bicicletas, Rubens Lino (Rubens Lino) enfatizou que é altamente recomendável que pessoas que usam bicicletas procurem este serviço. Esses ciclistas não têm dor ou lesão e precisam se posicionar adequadamente para evitá-los.

-Você precisa ajustar a bicicleta para ficar reta. Parece errado, mas ajustar a distância entre o selim e o guidão para 1 polegada faz uma grande diferença. Hoje em dia, as pessoas usam cada vez mais a bicicleta para percorrer mais de 10 quilômetros. Se a posição não for correta, eles podem se machucar.

Lino é especialista em biomecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Com o apoio desses profissionais, preparamos instruções de quando e como montar a bicicleta e como a tecnologia pode ajudar você a pedalar.

Para quem é indicado o Bike Fit?

O Bike Fit é recomendado para ciclistas de montanha, ciclistas de estrada e triatletas, independentemente do seu nível. Este serviço não é comum entre pessoas que andam de bicicleta para BMX e esportes downhill.

Mas como neste caso o atleta dificilmente usa o selim (esta é uma referência para adequação da bicicleta), o processo não é tão importante como nos outros casos.

Quando fazer o Bike Fit?

Dentro da técnica de bike fit, recomenda-se sempre adaptar a bicicleta antes de comprá-la. Portanto, o ciclista terá todas as dimensões corretas, como as dimensões do quadro e do selim, e recomendações para o modelo de carro mais adequado.

Nesse caso, após a compra, o ciclista precisa levar a bicicleta a um profissional para ajustes específicos. Não que a bike seja nova, não são necessários ajustes. No entanto, esse processo será mais simples do que comprar uma bicicleta usada sem adaptação.

Essa tecnica foi desenvolvida até para orientar as compras. Mas isso não significa que as bicicletas precisam ser novas. É possível fazer ajustes nos modelos usados ​​que estão funcionando bem.

bike fit beneficios da tecnica dicas importantes

Na verdade, na maioria dos casos, a adaptação da bicicleta para Bike Fit é necessária nessas situações. Ao usar a bicicleta, um profissional irá avaliar e indicar se alterações podem ser feitas ou se uma nova bicicleta deve ser comprada.

Onde encontrar o serviço de bike fit

Atualmente, as lojas de bicicletas oferecem este serviço. Mas você também pode encontrar estúdios especializados em ciclismo fitness e consultores esportivos que fazem esse trabalho de bike fit.

Para escolher onde realizar este procedimento, procure profissionais que tenham recebido treinamento fisioterapêutico ou de educação física. Existe uma oficina mecânica que fornece adequação para bicicletas.

Porém, é importante que o profissional tenha conhecimento de anatomia e biomecânica. Caso contrário, o objetivo desejado pode não ser alcançado ou mesmo o problema do pedal pode não ser resolvido.

Para se ter uma ideia, é comum o ciclista procurar uma bicicleta que seja adequada para ele devido à dor lombar. Por exemplo, em uma bicicleta usada para caminhar, se o tronco estiver muito vertical, a pessoa pode sofrer deste problema.

No entanto, pequenos ajustes para dobrar para frente podem reduzir a pressão na parte inferior das costas. Portanto, é importante que o profissional tenha conhecimento anatômico para poder fazer ajustes precisos, corrigir o problema e não prejudicar ainda mais o ciclista.

Componentes que podem ser ajustados

O Taco-pedal deve estar entre o metatarso do dedão e o dedinho do pé. Caso contrário, o ciclista pode perder o sentido de rotação, sentir-se entorpecido nas pontas dos dedos e até machucar as solas dos pés. Portanto, o prompt precisa ser ajustado para caber melhor no sapato.

Selim – Para este item, além de avaliar se o tamanho é adequado para o ciclista, também é possível ajustar a altura, recuo e nivelamento. O ísquio ósseo na região pélvica inferior deve se encaixar bem na parte superior do assento.

Portanto, é possível evitar que a região pélvica se mova e cause dor na região lombar ou afete o nervo ciático.

A altura da sela também é importante para evitar lesões, não apenas nos joelhos. Se o assento for muito alto, pode colocar em risco a parte inferior das costas.

Se estiver muito baixo, a panturrilha não pode ser manipulada adequadamente e os músculos da coxa usarão mais força. Devido às falhas na biomecânica do movimento, isso também pode causar degradação do desempenho.

bike fit beneficios da tecnica dicas importantes

O ajuste do guidão da bicicleta permite orientar a altura e o alcance deste componente, que pode ser mais para a frente ou para trás.

Além disso, o tamanho do guiador deve se ajustar à largura dos ombros do ciclista. Se for mais longo, pode causar dormência nas mãos, enquanto o mais estreito afetará o uso da bicicleta.

Manetes de freio e alavanca de câmbio – esses componentes também podem ser colocados de forma que o motociclista possa usá-los da melhor maneira.

Tipos de bike fit

Existem várias maneiras de fazer isso. Atualmente, o método mais comumente usado é o dinâmico. No entanto, a adaptação da bicicleta pode ser realizada de acordo com os seguintes métodos:

  1. Checagem das medidas corporais do ciclista, Isso envolve por exemplo, a estatura e comprimento das pernas. Usando algumas fórmulas matemáticas onde podem ser realizados todos ajustes para o melhor posicionamento para o ciclista;
  2. Fazer uma análise visual da pedalada. Usando essa tática, o profissional usa tais parâmetros técnicos observando a pedalada;
  3. Método estático. No momento em que o ciclista está parado em cima da bike, então o profissional realiza algumas medições essenciais para uma melhor definição para ajustes bem precisos.;
  4. Técnica dinâmica, sendo de classificação das seguintes formas:

2D: Use uma câmera que pode ser colocada na lateral ou na frente da bicicleta para fotografar.

Durante esse processo de Bike fit, os profissionais farão marcas importantes no corpo do ciclista. Por meio de um software específico, a imagem foi estudada e o sistema indicou o ângulo e o tamanho ideais dos componentes da bicicleta.

3D: esta é a maneira mais rápida de aplicar sensores pelo corpo do ciclista ou por uma câmera específica.

O sistema bike fit pode reconhecer dados de pedalada em uma bicicleta ergométrica, semelhante a um modelo giratório, dando uma ideia precisa das medidas da pessoa e como ela se coloca na bicicleta e realiza os exercícios.

Embora os métodos dinâmicos sejam os mais comumente usados, em alguns casos, os métodos tradicionais podem ser apontados.

Por exemplo, se a bicicleta não é do tamanho de um ciclista, o profissional pode escolher um método que envolva medir a pessoa para definir o ângulo e as configurações.

Passo a passo da técnica bike fit

O ciclista marca consulta com um profissional. Se quiser que a bike se encaixe na que já foi usada, você precisa usá-la na data planejada.

Ao final da reunião, a pessoa sairá com o equipamento adequado. Porém, se o ajuste da bicicleta ocorrer antes da compra, o ciclista deve retornar com a bicicleta nova para fazer os ajustes necessários.

Investimento necessário para uma bike fit

Qualquer ciclista de cidade, estrada, mountain bike ou triatleta está interessado em melhorar seu posicionamento, conforto e performance. Por isso, Vieira reforçou a importância de investir neste serviço.

-Ao usar bike fit, você pode aumentar suas expectativas quanto ao uso saudável da bicicleta sem se machucar. Ele disse que, por exemplo, usar o assento na altura errada pode causar lesões nos joelhos, impossibilitando a prática temporária ou absolutamente.

Lino acrescentou que mesmo os ciclistas experientes têm que praticar muito e os avisos continuam válidos. Não é por ter uma vasta experiência de pedalada ou experiência muscular que não causará lesões ou degradação do desempenho.

-Nessas situações, pode haver estresse e o ciclista pode se machucar. Inclusive também pode perder desempenho devido a curvas insatisfatórias. Podemos fazer ajustes para aumentar o pedal em 60% a 70%.

Ele concluiu que, com a técnica de Bike Fit, podemos eliminar coisas que são prejudiciais aos ciclista, oferecendo um melhor desempenho e garantindo a saúde e bem estar.

Veja Ainda: Aprenda como imprimir o documento do veículo pela internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *