Entenda o que é uma pós graduação

A pergunta que todo mundo faz: O que é pós graduação? Nesse artigo queria explorar esse negócio de pós graduação, o que são esses cursos de especialização e MBA.

Pra eu fazer mestrado eu preciso fazer uma especialização antes, é verdade que o doutorado é só para quem quer ser professor.

Olha muita gente me pergunta isso. Quase toda semana pra falar a verdade eu tenho alguma pessoa me perguntando essas questões.

Então resolvi fazer esse artigo pra você para esclarecer as dúvidas básicas sobre o que é pós graduação.

Entendendo tudo sobre pós graduação

Já começa a te dizer no seguinte pós graduação é um termo genérico que se refere a todos aqueles cursos que exigem que você seja portador de um diploma de graduação, para que você possa se matricular neles.

Em outras palavras você não pode fazer curso de pós graduação sem ter concluído a sua graduação.

Se você concluiu essa graduação no Brasil ótimo porque os diplomas expedidos aqui no Brasil são válidos nacionalmente desde que você tenha feito sua graduação numa instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

pós graduação

Se você fez a graduação no exterior então você precisa. Passar por um processo meio chatinho aqui no Brasil burocrático mas a lei assim exige.

Você precisará pegar o seu diploma obtido lá no exterior e mais alguns documentos e levá lo até uma universidade no Brasil.

Geralmente são as universidades públicas que fazem o serviço. Então você leva uma universidade dar entrada nessa documentação lá na universidade.

A universidade designará uma equipe de professores que analisarão esse curso. O que você fez no exterior e esses professores emitiram um parecer dizendo se esse curso é equivalente à graduação no Brasil.

Algum curso de graduação no Brasil ou não se tiver então eles esses professores vão parecer favorável e esse curso aí vai ser validado no Brasil.

Isso significa que o seu curso feito no exterior passa a ser válido também no Brasil. A sua titulação de graduação no exterior também será válida no Brasil.

Do contrário se esses professores considerarem que o seu curso não é válido aqui no Brasil não tem equivalente aqui no Brasil.

Infelizmente essa graduação que você fez no exterior não será para daqui no país é raro acontecer.

Mas eu já vi várias vezes isso acontecer pessoas que às vezes vão para a pós graduação para melhor dizer para graduações muito específicas no exterior que acabam se decepcionando depois porque elas não são validadas aqui no Brasil.

Como validar no Brasil uma pós graduação feito no exterior

É a lógica da pós graduação é a mesma. Se você fizer uma pós graduação no exterior. Para o título obtido lá ser válido no Brasil ele também terá que ser validado num processo semelhante ao que ocorre na graduação.

Mas essa é apenas uma introdução. Eu quero que você agora me acompanhe para você entender melhor como está estruturada a pós graduação no Brasil e quais são os cursos existentes aqui no nosso país.

Muito bem vamos entender então como funciona a pós graduação no Brasil. No nosso país a pós graduação é dividida em dois tipos.

Tipos de pós graduação e seus significados

O primeiro tipo é a chamada pós graduação lato sensu. Essa é uma expressão em latim que significa em sentido amplo.

Há os cursos de pós graduação lato sensu tem por finalidade permitir que seus participantes adquiram conhecimentos que possam ser imediatamente aplicados ao seu ambiente de trabalho ao seu dia a dia.

Esses cursos não têm por finalidade que você saiba de onde vieram esses conhecimentos. Qual é a epistemologia por trás desse que conheço desses conhecimentos.

Quais são as teorias por trás desses conhecimentos. Nada disso são conhecimentos que envolvem técnicas. Protocolos procedimentos metodologias e modelos já prontos para serem aplicados.

Muito bem. E quais são os tipos de cursos dentro da pós graduação lato sensu.

pós graduação

Primeiro o curso que nós temos aqui é muito conhecido são os cursos chamados de especialização e o segundo tipo é um curso que se tornou muito famoso no Brasil nos últimos anos.

São os famosos cursos de MB e MBA é uma sigla em inglês para mestrado em administração de empresas. Apesar desse nome no Brasil os MBS não têm um valor de mestrado.

Eles são considerados cursos de especialização. Se você for na página do Ministério da Educação no MEC na internet você verá claramente a resolução do MEC sobre os cursos B e o Ministério explicitou a esse respeito ele disse o seguinte os cursos de MB ou equivalentes a MBA para todos os efeitos são cursos de especialização.

Portanto os MBs são também cursos de pós graduação lato sensu não valem como mestrado no Brasil. Isso é importante sobre a especialização em MBA.

O segundo tipo de pós graduação que temos no Brasil é a chamada pós graduação stricto sensu mais uma vez é uma expressão em latim que só que dessa vez significa em sentido estrito em sentido restrito.

Muito bem. A pós graduação stricto sensu é formada por dois cursos o primeiro curso o curso de mestrado.

Esse mestrado da pós graduação stricto sensu. Esse sim vale como mestrado é diferente o lado B que é um curso de especialização.

Um mestrado no Brasil está dividido em dois tipos acadêmico e profissional sobre eles eu falarei em vídeo posterior aqui.

Pós graduação e doutorado diferenças

O segundo curso da pós graduação stricto sensu é o curso de doutorado. Esse curso de doutorado é um curso que tem algumas características específicas sobre as quais também falarei posterior e é considerado o nível mais alto na hierarquia acadêmica.

O último curso que você tem para fazer dentro da academia é aquele que confere o título de doutor que é o título máximo dentro da hierarquia acadêmica.

Isso significa que não há nenhum outro tipo de curso de pós graduação acima do doutorado. Há alguns anos de alguns anos pra cá se popularizaram os chamados pós doutorados.

O que eu ressalto para você que é pós doutorado não é curso na verdade é um estágio de pesquisa que o portador do título de doutor.

Portanto a pessoa que já fez e já terminou o seu doutorado. Essa pessoa vai para alguma outra instituição no Brasil ou no exterior passa além de quatro a oito meses trabalhando em algum projeto de pesquisa ou ele mesmo fazendo alguma pesquisa e um estágio doutorado.

Na verdade ao final desse período a pessoa não recebe título nenhum pós doutorado ou não é título. Há muita gente por aí dizendo enchendo o peito dizendo Eu sou pós doutor.

Oras você ser pós doutor significa que você passou um período em uma outra instituição seja no Brasil ou no exterior trabalhando numa pesquisa mas você não tem título.

Qual é o titulo máximo em pós graduação?

O título máximo que você tem na pós graduação é o título de doutor obtido por meio da conclusão de um doutorado.

pós graduação

No caso do mestrado você obtém o título de mestre. No caso da pós graduação lato sensu você vai obter o título de especialista mesmo que você tenha feito 1 MB e o título aí.

No caso da especialização lato sensu é comprovado por meio de certificado de conclusão do curso em japonês stricto sensu o título de mestre o de Doutor é comprovado por meio de diploma.

Então a pós graduação stricto sensu está acima da lato sensu. Lato sensu Especialização A e B são equivalentes stricto sensu.

O mestrado está abaixo do doutorado. Então são essas basicamente as diferenças. Mais uma vez eu ressalto que nos próximos vídeos aqui do canal eu vou explicar detalhadamente cada um desses quatro cursos que aparecem para você.

Então gostou desses esclarecimentos. Espero que eles tenham sido úteis para você.

Veja Também: MBA na FGV vale a pena em 2019?