Estudar a distancia com melhores resultados

Estudar a distância é diferente de um curso presencial, mas o objetivo é o mesmo em aprender. Vamos ver nesse artigo as principais vantagens ao optar por esse formato de ensino.

Destacamos a principal mudança de uma modalidade para a outra em que, a sala de aula é o computador nos cursos a distância. Através do ambiente virtual que se aprende.

Isso implica em uma nova maneira de o aluno se organizar para aprender. Vou dar algumas dicas de como estudar corretamente para ter os melhores resultados.

A interação necessária ao estudar a distância com demais alunos

Mas antes, é importante saber que, mesmo à distância, você não está estudando sozinho, o curso tem espaço para interação entre você, colegas e professores além de outros membros da instituição.

Portanto, não guarde suas dúvidas apenas para você. Tente esclarecer com os seus colegas e professores. Assim como na educação presencial, que você faz isso, nesse formato a distância também é possível.

Com isso realmente poderá ser ajudado em manter-se melhor, quando você também tiver reflexões interessantes sobre os assuntos que está estudando, você também poderá compartilhar isso.

VEJA TAMBÉM: O QUE É TABLEAU E TODAS AS SUAS VANTAGENS

Neste compartilhamento de ideias, tornamos em algo interessante, o nosso ambiente de estudos. Podemos conversar online com colegas sobre o que vimos e entendemos juntos.

Na educação a distância, é interessante manter contato frequente com professores e colegas, mas preste atenção em uma coisa: essa comunicação deve ser sempre clara.

As pessoas precisam entender o que você quer dizer, porque em situações face a face, temos uma interação mais abrangente que envolvem todos os sentidos.

estudar a distancia e as vantagens dicas

Como surgiu a modalidade de estudar a distancia

Se voltarmos no tempo suficiente, perceberemos que o ensino à distância era praticado no momento em que recebemos educação por correspondência.

Por exemplo, você recebeu as apostilas em casa e fez o curso via remoto de algum assunto qualquer. Lembro que eu até fiz um curso como esse, 11 ou 12 anos atrás, desse tipo de correio universal a distância.

Por meios eletrônicos, foi o meu primeiro curso em eletrônica. Confesso que gostei muito. Aprendi muito neste curso de EAD antes mesmo de saber o significado dessa sigla.

Sendo que nessa modalidade de estudar a distância, que você estuda em casa ou na sua empresa, tem acesso à internet e, eventualmente, vai à instituição de ensino para fazer exames.

Você costuma ir lá uma vez por mês ou a cada dois meses depende de o regime da instituição, para realizar os testes presenciais. Tem algumas modalidades que exige a presença uma vez a cada 15 dias.

Nesse caso você assiste a uma aula anunciada, por exemplo, mas existem muitas variações e dependerão muito do curso e da própria instituição.

Mas no geral, se você estuda em casa e estuda em horários específicos na faculdade, as avaliações são muito boas, pois disseram que vale a pena estudar dessa maneira.

Qual o perfil ideal de aluno para se adptar em estudar a distancia

Depende muito do perfil do aluno também, primeira coisa que precisamos fazer em consideração é o perfil da pessoa que fará este curso. Pois alguns não conseguem se adaptar ao modelo de estudo.

É totalmente possível apenas pela tecnologia, aprender muito bem, tem que possuir um perfil de pesquisador se deseja aprender e ter acesso a materiais que se aplicam à faculdade a distância.

Sendo que o perfil é o que mais vai influenciar em estudar a distancia, afinal o aluno precisa gostar de estudar sozinho e se você é um daqueles alunos que precisam de professores à sua frente, para responder perguntas não seria muito indicado.

A vantagem óbvia é que a distância você está em sua casa, no conforto de seu lar, faz suas lições na hora que melhor encaixar as suas necessidades.

Um outro bom motivo para você fazer uma faculdade a distância, seria na questão do custo que geralmente é o mesmo de um curso presencial, com a vantagem de economizar sem sair de casa.

Veja Também: MBA FGV TI todas as vantagens no mercado