Já é possível carregar RG digital no celular veja como usar

O RG Digital da mesma forma que já acontece com o CPF e a carteira de motorista, onde os aplicativos vieram para facilitar a vida de todos, agora chegou a vez do RG (Registro Geral).

Mas vale lembrar que o RG Digital não substitui a necessidade de emissão do RG físico. Continua em vigor o uso do modelo tradicional, pois o modo digital é apenas mais uma facilidade para o cidadão.

O usuário pode ter acesso ao documento digital, através desse novo aplicativo que também possibilita que a pessoa faça a solicitação da 2ª via do documento físico, sem precisar sair de seu domicílio.

O aplicativo RG Digital foi lançado pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, disponível para (iOS, Android), podendo ser acessado o documento pelo smartphone.

Quem pode usar o aplicativo RG Digital?

No momento existem alguns requisitos que envolve essa versão digital. O interessado obrigatoriamente deve estar cadastrado no Sistema Automatizado de Autenticação Biométrica (Abis) da Polícia Civil,.

Além do mais, o RG deve ter sido emitido com a data após 14 de fevereiro de 2014, ainda possuir o QR Code no verso do documento e a numeração do documento na cor vermelha.

Esse aplicativo RG DIGITAL se encontra disponível de maneira gratuita nas versões para Android e iOS.

VEJA TAMBÉM: 5 maneiras para comprar Moto de Leilão barata

Qual a configuração exigida para o uso do RG Digital?

O aparelho deve ter alguma configuração mínima exigida, nesse caso tem que estar habilitado o Android 5.0 ou superior, se tiver o iOS 10 ou superior, ainda deve possuir câmera de pelo menos 5 MP e uma conexão de dados ativa.

Veja o passo a passo para instalar o aplicativo RG Digital

Preparamos um mini tutorial abaixo, ensinando com todas as instruções como cadastrar seu RG no aplicativo.

1) Você primeiramente deve fazer o download do aplicativo na loja do sistema de seu dispositivo (iOS, Android) .

2) Em seguida deve abrir o app e toque em “Adicionar RG“.

3) Toque em “Ler o código QR”.

4) Por acaso seu aparelho solicitar acesso, permita para que o app tenha acesso a sua câmera, para então apontar a câmera para o código QR Code no verso do documento.

5) Lido o QR Code, toque em “Li e concordo com os termos”.

6) Agora será direcionado para a etapa que é denominada de “prova de vida”, que é o reconhecimento facial. Toque em “Iniciar reconhecimento”.

7) Basta posicionar a câmera seguindo a altura dos olhos e enquadre seu rosto nos círculos.

8) Após o reconhecimento, toque em “Cadastrar senha”

9) Insira a senha desejada.

Agora tudo certo, a sua solicitação foi realizada. O app irá iniciar o processo de seu RG Digital e dentro de alguns minutos já estará disponível para ser utilizado.

Lembrando que o RG digital é aceito em todo o território nacional, conforme Lei Federal 7.116/83 e Decreto Federal 9.7278/18, bem como a Portaria DIPOL 109/20.

Sendo assim, se houver alguma abordagem policial, a versão digital deve ser aceita, assim como o documento oficial em papel.

Veja Mais: Leilão dos Bancos tem motos com pouca quilometragem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *