Saiba como consultar o saldo do FGTS pelo celular

Alguns trabalhadores têm direito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Como funciona? Qual é o valor? Quando posso sacar dinheiro?

Vamos responder essas perguntas nesse artigo, mostrar a maneira mais fácil de como consultar o saldo do FGTS pelo celular, então leia até o final.

O que é FGTS?

Antes de ensinar como consultar o saldo do FGTS pelo celular, iremos explicar o que é FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), dentre outras informações importantes.

FGTS é um fundo criado pelo governo federal para proporcionar aos trabalhadores reservas de caixa. Esse depósito é pago pela empresa mensalmente e equivale a 8% do salário. Sendo que não há desconto para trabalhadores.

Para que é usado o dinheiro do FGTS?

Todas as contas do FGTS dos trabalhadores são mantidas na Caixa Econômica Federal. A soma de todas essas contas resulta em uma conta. Portanto, quando o governo fala sobre a utilização de recursos do FGTS, está se referindo à conta. Seus recursos são usados ​​pelo governo:

Usado na área de habitação popular

Para investimentos em saneamento básico e infraestrutura urbana

A exemplo citamos a pavimentação de estradas. Sendo assim, o dinheiro da conta do FGTS de cada trabalhador não fica parado na Caixa.

Em qualquer caso, não importa onde o governo invista os recursos do FGTS, todo trabalhador tem o direito de sacar fundos de sua conta em determinadas circunstâncias (veja abaixo):

Quem tem direito ao FGTS?

Trabalhadores sob jurisdição da CLT (Lei de Consolidação das Leis do Trabalho)

  • Trabalhadores rurais
  • Trabalhadores temporários intermitentes (trabalhadores urbanos empregados por empresas prestam serviços por um determinado período de tempo)
  • Trabalhadores independentes (trabalhadores que prestam serviços a inúmeras empresas, mas são empregados por sindicatos) não têm vínculo empregatício, como estivadores), atletas profissionais (como jogadores de futebol) e trabalhadores domésticos (obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2015) Safreiros (trabalhadores rurais trabalhando somente na safra)

Quem paga o FGTS?

É responsabilidade do empregador fazer depósitos mensais no FGTS, e os depósitos devem ser feitos na conta do FGTS de cada trabalhador. Quando o patrão começar a arrecadar dinheiro para o fundo, a Caixa vai abrir uma conta do funcionário no FGTS.

O pagamento deve ser cobrado antes do dia 7 do mês seguinte do mês útil. Se o empregador depositar após esse dia, ele terá que pagar juros e correção monetária.

Qual o valor do FGTS?

Esse valor equivalerá a 8% do total da remuneração recebida pelo empregado (salário, horas extras, adicional noturno, etc.). Para contratos de aprendizagem, o percentual é reduzido para 2%.

Saiba como consultar o saldo do FGTS pelo celular

Como consultar o saldo do FGTS?

O trabalhador pode consultar o saldo do FGTS de várias formas: Site: No site da Caixa Econômica Federal, é possível consultar os dados do FGTS após o cadastro e criação de uma senha.

Para isso, você precisa saber seu número NIS / PIS. Você encontra na carteira de cidadania, carteira de trabalho ou extrato impresso pelo FGTS.

Siga esse passo a passo:

  • Informe o número do NIS/PIS e clique em “cadastrar senha”
  • Leia o regulamento e clique em “aceito”
  • Preencha seus dados pessoais
  • Crie uma senha de até oito dígitos.

Após concluir este processo, faça o login para acessar as informações da sua conta.

Aplicativo: Utilizando a mesma senha, é possível verificar as informações do aplicativo FGTS disponibilizado na App Store ou Google Play. O registro da senha também pode ser feito diretamente pelo aplicativo:

  • Na tela inicial do app, clique em “Primeiro Acesso”
  • Leia o contrato e aperte “aceitar”
  • Informe o número do NIS e aperte “Continuar”
  • Preencha o formulário e aperte “Próximo” Crie a senha e clique em cadastrar

SMS e E-mail: Com o seu celular, você pode receber mensalmente, via SMS, informações sobre o saldo disponível e o depósito realizado na conta. Outra possibilidade é receber informações por e-mail.

Neste caso, a mensagem eletrónica com o extrato é enviada uma vez por mês e substitui o extrato em papel que é enviado pelo correio a cada dois meses.

Depois de criar uma senha pessoal, você pode se registrar para esses serviços por meio do site ou aplicativo. Você ainda pode atualizar seu endereço residencial para receber uma declaração por escrito.

Como consultar o saldo do FGTS no celular?

Via app FGTS disponível na App Store ou Google Play: Na tela principal do app, clique em “Primeiro Acesso”

  • Leia o contrato e pressione “Aceitar”
  • Digite o número do NIS e pressione “Continuar”
  • Preencha o formulário e clique em “Avançar”
  • Crie uma senha e clique em Registrar via celular”

Você também pode receber informações mensais sobre o saldo disponível e depósitos em conta via SMS. Após criar uma senha pessoal, você pode se cadastrar neste serviço através do site ou app.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *