Tiktok vai ser cancelado no Brasil

TikTok vai ser cancelado no Brasil, será? Essa tem sido uma possibilidade nos ultimos dias, depois da polêmica que levou ao banimento do app chinês na Índia, e a possibilidade de proibição do TikTok nos EUA.

TikTok é um aplicativo de vídeo curto chinês popular entre os adolescentes e que tem mais de 2 bilhões de downloads.

Pode ser banido nos Estados Unidos sim! O secretário de Estado Mike Pompeo disse em uma entrevista à Fox News em julho que o governo está “considerando seriamente a ideia de banir os aplicativos chineses”.

O presidente Donald Trump voltou a levantar a questão na última sexta-feira (31/07), declarando que tem o direito de banir o TikTok dos Estados Unidos.

No final de junho, como forma de retaliação contra a China, por motivos políticos, a Índia proibiu o país (incluindo o TikTok) de fazer cerca de 60 aplicativos chineses, sob o argumento de que esses aplicativos “secretamente roubam e transmitem dados do usuário e autorizam”.

A controvérsia do TikTok sobre privacidade e segurança do usuário não é recente, e o aplicativo respondeu na Justiça por supostamente infringir a privacidade de estudantes universitários, além de ser multado por coletar dados pessoais de crianças.

1. Tiktok vai ser cancelado no Brasil? Para saber veja sore TikTok e os EUA

A tensão entre o governo dos EUA e a TikTok é de longo prazo e envolve principalmente questões de segurança e privacidade.

No ano passado, legisladores dos EUA disseram que o aplicativo de vídeo curto pode representar uma ameaça à segurança nacional dos EUA devido à suspeita de espionagem, porque a empresa de propriedade da TikTok, ByteDance, está sediada em Pequim e responderá às leis de segurança da China.

A maior preocupação do governo dos EUA é como o TikTok lida com os dados do usuário, porque as pessoas especulam que o aplicativo enviará informações sobre usuários dos EUA para a China.

Como resultado, a agência militar dos EUA até proibiu o uso do aplicativo, o que incentivou os funcionários a até mesmo desinstalar o TikTok de seus telefones pessoais.

Tiktok vai ser cancelado no Brasil sera

2. Banimento do aplicativo na Índia

Segundo reportagem do New York Times, o uso de aplicativos chineses na China foi proibido devido ao conflito político entre os dois países.

Em junho, soldados entraram em confronto na fronteira entre os dois territórios, resultando na morte de 20 soldados indianos.

Para retaliar a China, a Índia, que representa um poderoso mercado de tecnologia e telecomunicações, proíbe o uso de aplicativos chineses no país sob o argumento de que “conflita com a soberania e integridade da Índia” e “está roubando e transmitindo dados”.

Os usuários acessam servidores fora da Índia de forma secreta e não autorizada. ”Vale lembrar que o mercado indiano responde por uma grande parte dos downloads do TikTok e mais da metade da população da Índia tem acesso à Internet.

3. Práticas de privacidade do TikTok

No ano passado, uma ação coletiva foi movida contra a TikTok na Califórnia. A causa do processo foi um relatório da estudante universitária Misty Hong de que TikTok criou uma conta de usuário para ela nas redes sociais sem seu consentimento e salvou informações biométricas e faciais digitalizadas.

A ação movida contra o aplicativo ainda afirma que a TikTok, sem saber, coletará dados do usuário e os enviará para servidores na China.

Outra disputa recente relacionada à política de privacidade da TikTok é o acesso repetido e não autorizado à área de transferência do iPhone (iOS).

Este é um fato descoberto na atualização da versão beta do iOS 14 e realizado para melhorar a privacidade do usuário.

Em resposta ao problema de direitos, a nova versão do sistema operacional da Apple começou a emitir alertas quando os aplicativos acessam a área de transferência do smartphone.

Com esse novo recurso, os usuários da versão iOS Beta perceberam que o aplicativo costuma acessar a área de transferência do iPhone, e até é executado em segundo plano, o que gerou debates sobre a privacidade e segurança do usuário.

A TikTok afirmou que não armazena os dados contestados e não é o único aplicativo envolvido na disputa. Alguém descobriu que programas como LinkedIn e Reddit estavam lendo a área de transferência de um iPhone com iOS 14.

4. Possível banimento nos EUA

Em uma entrevista à Fox News, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, deu a entender que o presidente Donald Trump e o governo estão “considerando” e “considerando seriamente proibir aplicativos chineses, incluindo o TikTok, nos Estados Unidos”.

O conselheiro de Trump na Casa Branca, Peter Navarro (Peter Navarro), também apoiou o argumento da proibição de aplicativos e disse em uma entrevista que espera que o presidente tome “medidas enérgicas” contra os aplicativos chineses.

Trump confirmou que está interessado em banir o TikTok em conversas com jornalistas americanos.

5. O que o TikTok tem feito

Depois que a China anunciou uma nova lei de segurança nacional em Hong Kong, a TikTok confirmou que havia se retirado do território, indicando que o aplicativo estava tentando mudar sua imagem e mostrar uma maior distância do país.

De acordo com um relatório da British Broadcasting Corporation (BBC), a declaração de retirada da empresa é de importância estratégica porque a empresa sempre insistiu que não opera de acordo com as leis de segurança chinesas e não respondeu ao governo de Pequim.

Segundo reportagem da Bloomberg na última sexta-feira (31/07), o governo dos Estados Unidos obrigará a TikTok a suspender o contato com a China, e a Microsoft se tornará uma das empresas interessadas em comprar o aplicativo.

No entanto, sem qualquer confirmação, TikTok disse ao The Verge, “Embora não comentemos sobre rumores ou especulações, acreditamos no sucesso duradouro do TikTok”, enfatizando a alegria de usar o aplicativo.

Em ocasiões anteriores, a TikTok relatou anteriormente que não fornece dados do usuário ao governo chinês e não fornecerá dados do usuário, mesmo se solicitados.

Além disso, o aplicativo também apontou que os dados dos usuários americanos ficam armazenados nos Estados Unidos, e o backup fica em Cingapura – ou seja, fora da China.

Veja Ainda: Oq significa  tiktok

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *